No domínio da Formação Profissional, o IAFE detém um largo histórico, em múltiplas modalidades e tipologias de intervenção, tais como:


• Formação Intra (à medida de cada Organização)
• Coaching para Lideranças e Chefias Intermédias
• Formação Modular Certificada
• Formação para a Inovação e Gestão
• Formação/Acção para PME
• Cursos de Educação e Formação de Adultos
• Formação para a Inclusão


O IAFE é uma Entidade Formadora Certificada pela DGERT, em 21 áreas de formação, que respeitam a uma grande parte dos sectores da Indústria, do Comércio e dos Serviços, bem como foi muito cedo reconhecido como Entidade Acreditada para o Diagóstico e a Avaliação de Projectos Formativos.
O know-how desenvolvido ao nível da gestão de grandes projectos de formação permiti ao IAFE dominar um conjunto de metodologias e métodos formativos, mobilizados para as diferentes intervenções em função dos objectivos e das especificidades de cada Cliente:


• Diagnóstico de Necessidades de Formação
• Preparação de Candidaturas a Instrumentos de Financiamento
• Concepção de Programas de Formação e de Conteúdos Formativos à medida
• Definição de Equipas de Consultores e Formadores, com recurso às Bolsas do IAFE
• Organização e Desenvolvimento do Plano de Formação e Gestão das Componentes Técnico-Pedagógicas e Financeira
• Emissão de Certificados de Formação Profissional
• Avaliação da Formação
• Desenvolvimento de Planos Estratégicos de Médio/Longo Prazo


Fruto do seu histórico de intervenção e da sua natureza de Associação Empresarial, multisectorial e de âmbito nacional, o IAFE desenvolveu centenas de diagnósticos organizacionais, que nos conduzem a intervir metodologicamente de forma diferenciada e adaptada a cada projecto
Alguns exemplos de tais boas práticas são:


• Diagnóstico prévio a qualquer intervenção
• Adaptação concisa de conteúdos a cada realidade organizacional (mesmo quando a acção formativa decorre ao abrigo de conteúdos do Catálogo Nacional de Qualificações)
• Construção e Acompanhamento do projecto em interligação contínua com o Cliente
• Aplicação dos Instrumentos de Medida próprios para optimização da concretização de resultados