Encerrado : Projeto nº POCI-03-3560-FSE-000415

 cofinanc1

Objetivo principal| Promover o emprego e apoiar a mobilidade laboral

Região de intervenção |Norte e Centro

Entidade beneficiária |IAFE- Instituto da Empresa

Apoio no âmbito do sistema de incentivos

POCI- Programa Operacional Competitividade e Internaciolização

Formação- Ação para PME

Custo total elegível | 1.412.699,24 EUR

Apoio financeiro da União Europeia | FSE – 776.260,82 EUR

Apoio financeiro público nacional/regional | Não aplicável

Síntese do projeto:

Projeto Conjunto de Formação-Ação dirigido a PME das Regiões Norte e Centro do País, tendo previsto como objetivo específico intensificar a Qualificação das PME para a reorganização e melhoria das capacidades de gestão em temáticas associadas à inovação e mudança, através de desenvolvimentos de formação-ação junto dos colaboradores das empresas participantes.

A metodologia de intervenção baseia-se no ciclo (PLAN-DO-CHECK-ACT), respeitando a ordenação lógica destas etapas. Neste sentido parte-se de um diagnóstico que permitirá a definição do plano de ação /desenvolvimento para a fase seguinte de implementação das medidas de consultoria e formação.

O projeto irá abranger 87 PME que serão distribuídas pelas seguintes temáticas cujos objetivos se descrevem de seguida.

Temática A - Organização e Gestão:

  • Promover competências nos recursos humanos da PME que permitam maiores níveis de autonomia e melhor adequação das suas qualificações aos desafios da otimização da organização e gestão da empresa, por via a alcançar a melhoria contínua da sua capacidade competitiva.
  • Qualificar a PME para reforçar a sua competitividade e capacidade de resposta no mercado global, através de um processo estruturado de formação- ação, assente num diagnóstico e subsequente implementação de medidas formativas (consultoria e ações de formação), que permitam melhorar dimensões no domínio da gestão operacional, de que são exemplo: introdução de novos métodos ou novas filosofias de organização do trabalho, reforço das capacidades de gestão, estudos e projetos, redesenho e melhorias de layout, ações de benchmarking, competências internas de diagnóstico e planeamento, melhoria das capacidades de desenvolvimento e distribuição de produtos, processos e serviços, etc.

Temática B – Implementação de Sistemas de Gestão (Qualidade, Ambiente, SST ou outros):

  • Otimizar processos através da implementação de Sistemas de Gestão, por forma a reduzir não conformidades, aumentar a visibilidade das empresas e credibilizar a sua atuação.
  • Contribuir pela via da formação-ação para a implementação de sistemas de gestão da qualidade ou de outros sistemas de gestão, não incluídos nas demais temáticas abrangidas pelo Programa, com vista à sua posterior certificação (seja pelo sistema português da qualidade ou por sistemas internacionais de certificação). Como resultado prevê-se um aumento da qualidade dos produtos, serviços ou processos de gestão das empresas, implementação de sistemas de gestão pela qualidade total, redução de não conformidades (processo, produto) certificação de produtos e serviços com obtenção de marcas.

Resultados esperados no projeto:

 graf11graf22graf33graf5

 

Equipa Pedagógica do Projeto nº POCI-03-3560-FSE-000415